Em coletiva de imprensa realizada na tarde de segunda-feira (21), na Câmara Municipal de São Lourenço do Oeste, foi anunciado o adiantamento de R$ 300 mil do Legislativo para a Secretaria de Saúde. O projeto de repasse de recursos partiu da mesa diretora e teve a aprovação de todos os vereadores.
Presidente da Câmara Municipal, Rennã Fedrigo disse que o Legislativo de São Lourenço do Oeste é muito econômico e é normal que se devolva as sobras de valores ao fim de cada ano. “Porém, fizemos uma projeção que temos uma economia para poder repassar estes valores antes”, explica Fedrigo acrescentando que a decisão foi de repassar os recursos para área de escolha dos vereadores. “O governo municipal concordou e firmamos este compromisso.”
O secretário de Saúde do município, Norival Cenci, fez um balanço dos trabalhos realizados, destacando que a pandemia de Covid-19 fez com que a saúde fosse a mais afetada. Serviços de rotina e encaminhamentos, principalmente, foram paralisados por mais de dois anos, o que automaticamente causou um aumento nas filas. Para Cenci, todos os recursos que chegam são bem-vindos, pois faz com que as demandas de outros serviços possam ser atendidas. Os R$ 300 mil destinados pela Câmara Municipal serão utilizados para realização de cirurgias eletivas e atenção primária. “A competência que é do estado de Santa Catarina está sendo assumida pelo município”, pontuou.
Agustinho Assis Menegatti agradeceu todos os vereadores pela iniciativa, pois quem ganha é a população. O prefeito disse que está há cinco meses à frente do Poder Executivo e que, mesmo em um ano com queda na arrecadação e sem repasse de recursos dos governos estadual e federal, o município está andando e ações em todos os setores estão sendo realizadas.
Unidade de Suporte Avançado
O prefeito aproveitou a coletiva de imprensa para anunciar uma Unidade de Suporte Avançado (USA) do Samu para São Lourenço do Oeste. Trata-se de uma iniciativa do Governo do Estado de Santa Catarina, que deverá disponibilizar uma ambulância UTI. Em contrapartida, a prefeitura deverá disponibilizar o terreno. “Já temos a área, que fica ao lado da nossa Unidade de Pronto Atendimento 24 horas”, explica. São Lourenço do Oeste faz parte da macrorregião Oeste de Santa Catarina, que conta ainda com Unidades de Suporte Avançado em Chapecó e São Miguel do Oeste, por exemplo.
Data de publicação: 22/08/2023
Fonte: Secretaria de Comunicação de São Lourenço do Oeste.