A campanha de vacinação contra a gripe já começou em São Lourenço do Oeste e segue até o dia 31 de maio para os grupos prioritários, onde será oferecida a trivalente, que protege contra os principais vírus influenza em circulação no Brasil, que são o influenza A (H1N1), influenza A (H3N2) e o vírus influenza B.
A Secretaria de Saúde informa que fará dois Dias D de vacinação, um para a cidade e outro para o interior, como forma de oportunizar que todos tenham acesso à vacina. Neste sábado (6), haverá vacina somente nos distritos de Frederico Wastner, Presidente Juscelino e São Roque, das 8h às 17h. No próximo sábado (13), será a vez da cidade e o local somente na Secretaria de Saúde, no Centro, das 8h às 17h. É importante que todos tenham em mãos Caderneta de Vacinação, CPF e Cartão SUS.
Grupos prioritários
Os grupos prioritários são crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade; trabalhadores da saúde; gestantes e puérperas (mães até 45 dias após o parto); idosos com 60 anos ou mais de idade; profissionais das forças de segurança e salvamento; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independentemente da idade; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso. O local será a Secretaria de Saúde, no Centro, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h e das 13h30 às 17h. Ter em mãos Caderneta de Vacinação, CPF e Cartão SUS.
Professores – os professores da rede pública de ensino, com exceção do ensino superior, serão vacinados em seu local de trabalho respeitando o cronograma da Secretaria de Saúde tendo em vista a concentração deste grupo no mesmo ambiente escolar.
Pessoas em instituições de longa permanência – também receberão sua dose na instituição devido à dificuldade de mobilidade, bem como a concentração do grupo prioritário em um mesmo local.
Tétano e difteria
A Secretaria de Saúde também está disponibilizando a vacinação contra o tétano e a difteria. O objetivo é aproveitar a ida da população até o local para atualizar a caderneta de vacinação também contra essas doenças.
Data de publicação: 02/04/2024
Fonte: Secretaria de Comunicação de São Lourenço do Oeste.