A proposta é preservar e recuperar as nascentes de água localizadas na zona rural do município, atendendo as necessidades básicas das famílias de agricultores, incentivando-os a manter preservadas as fontes existentes em suas propriedades. O governo municipal de São Lourenço do Oeste, por meio da Secretaria de Agricultura, já investiu mais de R$ 500 mil protegendo mais de 100 fontes nos últimos anos.
Nesta semana, o governo municipal apresentou o Programa Fonte Cheia, projeto em parceria com o Conselho Municipal de Saneamento, e que deu entrada na Câmara Municipal. A iniciativa visa recuperar mais 100 nascentes, que serão escolhidas através de edital de credenciamento na Secretaria de Agricultura, com coordenação de uma comissão. Os investimentos partem do Fundo Municipal de Saneamento Básico (Funsan), seguindo as diretrizes de ações vinculadas ao Plano Municipal de Saneamento Básico de São Lourenço do Oeste.
O prefeito de São Lourenço do Oeste, Agustinho Assis Menegatti, agradeceu o Conselho Municipal de Saneamento por liberar os recursos e incentivar esse projeto. “O caminho é preservar a fonte, verificar que a água seja boa até mesmo para consumo humano”, diz o prefeito, enaltecendo que a prefeitura está fazendo a sua parte e que a ajuda do conselho é fundamental para que a proteção de fontes seja um projeto ainda maior. “Fonte Cheia será uma marca carimbada com a união do Legislativo, do conselho e da prefeitura”, complementa.
Joacir Angheben, presidente do Conselho Municipal de Saneamento, explica que o projeto é um passo importante, pois recupera-se um pouco do que se perdeu. “Precisa haver consciência de que não cabe a prefeitura levar água da cidade para o interior. Precisamos de ações para preservar”, fala, parabenizando a iniciativa e se dizendo feliz por poder contribuir com o projeto. “A água é o nosso bem maior”, finaliza.
O secretário de Agricultura, Gilberto Bordignon, enaltece que o conjunto de esforços é que leva a resolver um problema. “A água também é um elemento que ajuda a desenvolver um município e por isso todas as ações são importantes.”
Já o presidente da Câmara Municipal, Rennã Fedrigo, explica que o projeto do Programa Fonte Cheia tramitará em três comissões, mas parabeniza a iniciativa e pede a colaboração dos colegas vereadores para que seja votado o quanto antes.
Saiba mais
– a recuperação das nascentes consiste na escavação ou abertura das fontes, colocação de rachão e tubos, lonas e cobertura com terra;
– em contrapartida, o beneficiário deverá realizar a proteção da nascente promovendo seu cercamento e o plantio de, no mínimo, 50 mudas de espécies nativas que serão fornecidas pelo viveiro municipal;
– caberá ao beneficiário do projeto a canalização da água até a residência de destino;
– o credenciamento será realizado por intermédio de edital, seguindo alguns requisitos.
Data de publicação: 10/08/2023
Fonte: Secretaria de Comunicação de São Lourenço do Oeste.