You are currently viewing Programa de Iniciação ao Trabalho forma cerca de 30 jovens; alguns já estão trabalhando

Programa de Iniciação ao Trabalho forma cerca de 30 jovens; alguns já estão trabalhando

A solenidade de formatura foi realizada na tarde de terça-feira (5), no auditório do Sicoob Original, em São Lourenço do Oeste. Agora, 28 jovens do município, além de Novo Horizonte e Jupiá, estão aptos para o mercado de trabalho. O resultado é uma parceria do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de cada município com o Ministério Público, por meio do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE).

O Programa de Iniciação ao Trabalho (PIT) foi lançado em 13 de novembro e teve por objetivo preparar os jovens, principalmente os socialmente vulneráveis, para a vida profissional. Foram 30 horas de formação ao todo, com assuntos como processos de recursos humanos, noções de contabilidade e finanças, comunicação, ética e cidadania, direitos e deveres e os desafios do primeiro emprego.

Anilson Spricigo, secretário de Assistência Social de São Lourenço do Oeste, adianta que o programa vai continuar em 2024. “É através dele que conseguimos encaminhar muitos jovens para o mercado de trabalho. Sem este processo talvez não seria possível”. O secretário adianta que do total de formandos, sete jovens já saíram empregados. Ainda, que nesta quarta-feira (6) uma empresa entrou em contato oferecendo 25 vagas para esse público.

O promotor da comarca, Mateus Minuzzi Freire da Fontoura Gomes, diz que “quem está entrando no mercado de trabalho sempre questiona: se eu não tenho experiência, como vou ter a primeira oportunidade? O Programa Trabalhando Juntos, com a fase do Programa de Iniciação ao Trabalho, vem para resolver isso. Os adolescentes são treinados nas competências profissionais, via PIT e, depois, com ajuda do município e do Ministério Público, eles são encaminhados para ganhar a primeira experiência como jovem aprendiz nas empresas da região. Estendendo a mão para os adolescentes, nós damos a eles a chave para abrirem portas e escreverem o seu próprio futuro”, enaltece.

Oportunidade

A Secretaria de Assistência Social disponibiliza ainda um formulário com o objetivo de registrar informações de jovens, a partir de 14 anos, residentes em São Lourenço do Oeste, com interesse em orientações e inserção no mercado de trabalho por meio de vagas de aprendizagem. Os interessados podem preencher aqui – https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScRIR7YkCuF2lyWQ1GIor5ffovzIO6RJxzqxTBOMAvxBeHA4Q/formResponse

Data de publicação: 06/12/2023
Fonte: Secretaria de Comunicação de São Lourenço do Oeste.