Em maio deste ano, as escolas municipais de São Lourenço do Oeste começaram a receber o botão de emergência, recurso que, quando acionado, contactará as forças de segurança por meio de sistema e assim, uma equipe será acionada imediatamente para o local chamado. Todas as unidades de ensino municipais têm o recurso instalado.
Na manhã desta quinta-feira (24), diretoras e secretárias das escolas da rede municipal de ensino participaram de um treinamento para uso do botão de emergência com a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros.
No encontro, foram discutidos procedimentos a serem seguidos em casos de incidentes que demandem o acionamento do botão de emergência, considerando diferentes cenários, tais como ameaças externas, acidentes ou outras situações de risco. Nas próximas etapas, serão feitas simulações práticas de situações de emergência, permitindo que os participantes compreendam a dinâmica de acionamento do botão de emergência e as ações que devem ser tomadas.
Alex Tardetti, secretário de Educação de São Lourenço do Oeste, frisa que todos os municípios do estado de Santa Catarina estão tomando medidas para melhorar a segurança, principalmente usando a tecnologia como aliada. Porém, para o secretário, a comunidade também precisa ter um olhar especial para as questões da própria escola. “Temos sorte em de os órgãos de segurança publica serem nossos parceiros e estarem sempre à disposição para novas ações”, diz.
Para o secretário, o treinamento desta quinta-feira é importante para todos conhecerem o que é o botão de emergência para estarem devidamente capacitados. “Depois vamos tornar acessível a todos os trabalhadores das unidades escolares e simular as situações, seja de violência, incêndio ou qualquer outra situação”, complementa
Saiba mais
O botão de emergência faz parte de um protocolo de segurança adotado pela Secretaria de Educação de São Lourenço do Oeste, que conta hoje com 13 escolas municipais, entre cidade e interior, cerca de 400 professores e ainda mais de quatro mil alunos. Quando acionado, o botão de emergência servirá também para diminuir o tempo resposta do atendimento.
Data de publicação: 24/08/2023
Fonte: Secretaria de Comunicação de São Lourenço do Oeste.