O Dia Mundial e o Dia Nacional de Conscientização sobre o Autismo são celebrados em 2 de abril. A data tem o objetivo de promover conhecimento sobre o espectro autista, bem como sobre as necessidades e os direitos das pessoas autistas. O autismo é uma condição relacionada ao desenvolvimento do cérebro e afeta aspectos da comunicação, linguagem, comportamento e interação social.
Pensando em formas de melhorar o atendimento e ampliar o conhecimento sobre o assunto à comunidade, a Secretaria de Saúde de São Lourenço do Oeste promoveu o primeiro Encontro Interdisciplinar sobre Transtorno do Espectro Autista, realizado durante toda esta terça-feira (18), no Teatro Professor Arno Ignácio Etges, no Centro de Eventos Governador Luiz Henrique da Silveira.
A enfermeira da Secretaria de Saúde de São Lourenço do Oeste e uma das organizadoras do encontro, Tatiane Babinski, explica que foi uma ação importante e que precisa ter continuidade. Para ela, educação e saúde precisam andar juntas e o público entendeu que o encontro sendo intersetorial traz mais resultados.
O Encontro Interdisciplinar sobre Transtorno do Espectro Autista promoveu ainda a criação da Associação de Amigos do Autista (AMA) no município. Conforme Tatiane, esta associação vai criar pautas de discussão, de esclarecimento e de cobrança sobre diretos do autista.
Saiba mais
O autismo foi classificado como um espectro em 2013, pela American Psychiatric Association – Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais – 5ª edição. Atualmente o autismo é classificado em três níveis, que variam de acordo com a necessidade de suporte: nível 1 (pouca necessidade de suporte); nível 2 (necessidade de suporte moderada) e nível 3 (muita necessidade de suporte).
Data de publicação: 19/04/2023
Fonte: Assessoria de Comunicação de São Lourenço do Oeste.