O governo municipal de São Lourenço do Oeste, por meio da Secretaria de Educação, implantou, no segundo semestre de 2022, o sistema de reconhecimento facial na Escola Básica Municipal (EBM) Santa Maria Goretti, um projeto piloto para controlar a frequência dos alunos e melhorar a comunicação com as famílias. Com o sistema, os estudantes são previamente cadastrados e sempre que chegam à escola passam por uma pequena tela, que registra a presença deles com o reconhecimento facial. Dessa forma, não é mais necessária a chamada no início da aula.
A secretária adjunta de Educação de São Lourenço do Oeste, Rocheler dos Santos, explica que com essa tecnologia a escola fica mais próxima dos pais. “Os pais acessam o aplicativo pelo celular e sabem se o filho está presente na escola ou se faltou naquele dia”, conta. Com o projeto testado e aprovado, o próximo passo agora, adianta Rocheler, é avançar com o sistema para as outras escolas do município.
O prefeito, Agustinho Assis Menegatti, garante que o município está atento às demandas de segurança na comunidade escolar e frisa que o monitoramento eletrônico está sendo ampliado para outras unidades de ensino. “Temos ainda a segurança presencial, o guarda, medida que também queremos ampliar.”
Com o ataque à creche de Blumenau (SC) na semana passada, o prefeito reforça que também aguarda as orientações do Governo do Estado de Santa Catarina para tomar novas medidas. “Temos 13 escolas e mais de quatro mil alunos. Queremos manter a segurança de todos”, garante.
Data de publicação: 10/04/2023
Fonte: Assessoria de Comunicação de São Lourenço do Oeste.