O Mutirão de Cirurgias de Varizes é realizado no Hospital da Fundação com auxílio da Associação de Municípios do Noroeste de Santa Catarina (AMNoroeste) por meio do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Oeste de Santa Catarina (CIS-Amosc). A empresa prestadora do serviço é a Prime Medical Serviços Médicos.
Agustinho Menegatti, prefeito em exercício, frisa que São Lourenço do Oeste é uma referência quando o assunto é saúde. Ele lembra que foram muitos mutirões de catarata, depois ainda foram oferecidas outras especialidades, e agora varizes. “Estamos trabalhando para zerar a fila de espera em outras especialidades também. Já avançamos muito”, reforça.
A secretária de Saúde, Francielli Graciolli, diz que explica que o objetivo é credenciar o Hospital da Fundação para que os próximos atendimentos sejam feitos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Em São Lourenço do Oeste, os pacientes passaram por uma triagem para saber se poderiam ou não receber o procedimento por espuma. “Nossa fila não foi zerada justamente porque alguns pacientes não se encaixavam para receber esta técnica”, explica a secretária.
Técnica
A escleroterapia com espuma, como é chamada a técnica, consiste na aplicação de uma substância em forma de espuma que redireciona o sangue, melhorando a circulação sanguínea e eliminando as varizes. É um procedimento indolor e pode ser feito em nível ambulatorial, que dispensa anestesia e internação. Vale destacar que é uma tecnologia que alcança pessoas de várias idades.
Data de publicação: 17/02/2023
Fonte: Assessoria de Comunicação de São Lourenço do Oeste.