Funcionando junto ao Terminal Rodoviário, no espaço do Sistema Nacional de Emprego (Sine), São Lourenço do Oeste passa a ter agora um Ponto de Atendimento Virtual (PAV) da Receita Federal do Brasil. A oficialização do espaço aconteceu na tarde de quinta-feira (24) de forma virtual, com representantes da Receita Federal de Chapecó, Joaçaba e São Miguel do Oeste e de servidores da prefeitura.
Com o PAV, a população terá um local estruturado para prestação de serviços da Receita Federal. O município conseguirá receber e digitalizar documentos, enviando a demanda para a RFB. A iniciativa tem entre suas vantagens promover a inclusão digital, principalmente da população menos favorecida, aos serviços da Receita Federal para São Lourenço do Oeste e municípios vizinhos.
O secretário de Administração de Fazenda, Antonio Cantelmo Neto, diz que o trabalho do PAV se agrega ao do Sine e que este é um primeiro passo, mas que num futuro próximo a digitalização dos processos estrará na rotina de todos.
A secretária de Assistência Social, Vania Garbin Baldissera, explica que a demanda dos usuários por serviços da Receita Federal é grande, o que gera custos ao município, principalmente de transporte, já que estas pessoas precisam se deslocar para outras cidades para serem atendidas. “O PAV vai facilitar muito o trabalho da secretaria”, complementa.
Delegado da Delegacia da Receita Federal em Joaçaba, o auditor fiscal Mauro Batista Neto enaltece que São Lourenço do Oeste é parceiro estratégico para a Receita Federal. Para ele, o PAV tem duas facetas: chega num momento em que toda a demanda por ser recebida de forma virtual, mas ainda a presença física através de um ponto de atendimento. Para ele, pessoas com dificuldade de acesso à tecnologia e de transporte serão os principais beneficiados. “As coisas acontecem no município e a prefeitura tem que se engajar nestes projetos”, finaliza.
Data de publicação: 25/03/2022
Fonte: Assessoria de Comunicação de São Lourenço do Oeste.