Na sexta-feira (21), os secretários municipais de saúde dos municípios de abrangência da AMNOROEOSTE, reuniram-se virtualmente para a primeira reunião do colegiado do ano de 2022.
Os municípios da região demonstraram nesse mês de janeiro um aumento significativo no número de casos covid-19, chegando na sexta-feira (21/01/2022) ao total de 855 casos ativos na região AMNOROESTE. Apesar disso, até o momento os números de internações hospitalares e óbitos têm sido estáveis, o que demonstra a eficácia da vacinação contra a covid-19.
Os municípios estão realizando as vacinações conforme Plano Nacional de Imunização e seguindo as faixas etárias. Além disso, a Anvisa aprovou a vacina da Pfizer para imunização contra Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos de idade. A aprovação permite o início do uso da vacina no Brasil para esta faixa etária.
De acordo com o CONASEMS a vacinação nas crianças de idades de 5 a 11 anos deverá iniciar pelos grupos prioritários, que são as crianças com comorbidades, indígenas e quilombolas. Posterior a vacinação prioritária, cada município poderá adotar a melhor estratégia para o seu território, respeitando os princípios de equidade e universalidade de acesso aos serviços de saúde.
A pandemia não acabou e as medidas orientativas continuam. Orienta-se:
Use máscara;
Use álcool em gel;
Evite aglomerações.