Os fogos de artifício são sempre associados a comemorações e momentos alegres, fazendo um espetáculo visual principalmente nas festas de fim de ano como Natal e Réveillon. Porém, eles também são nocivos, perigosos e invasivos, trazendo sérios riscos à população, aos animais e ao meio ambiente. Desta forma, o governo municipal de São Lourenço do Oeste realiza uma campanha para que a comunidade não solte fogos com barulho.
A médica no programa Estratégia Saúde da Família (ESF) em São Lourenço do Oeste, Silvia Carboni Scariote De Conto, explica que os fogos de artifício com estampido podem causar danos à saúde auditiva dependendo da distância que se está do local da soltura. “Se muito próximo, há casos de perda auditiva severa. Riscos de também de ferimentos graves causados por explosão e queimaduras”, complementa.
Silvia sabe bem dos danos que fogos de artifício com barulho causam. Ela é mãe de Cecília, 8 anos, autista nível 2 de suporte. “Ela reage negativamente a ruídos tipo estampido, fica agitada e demonstra medo. Isso também pode acontecer com crianças neurotípicas e animais”, ressalta.
Com a campanha “Diga não aos fogos de artifício com estampidos”, o governo municipal pretende diminuir os danos para crianças, animais, idosos, pessoas com deficiência e acamados, por exemplo. A prefeitura não irá realizar soltura de fogos no Réveillon e pede a conscientização de toda a população para que escolha os sonoros.
Data de publicação: 22/12/2021
Fonte: Assessoria de Comunicação de São Lourenço do Oeste.