Na manhã desta sexta-feira (23) os secretários municipais de saúde reuniram-se na sede da Associação de Municípios do Noroeste de Santa Catarina – AMNOROESTE para a reunião quinzenal do colegiado.
A reunião teve por objetivo a troca de experiências, o debate e alinhamentos sobre assuntos importantes da saúde da região, dentre eles, sobre a necessidade da existência de um Protocolo Covid-19 para diagnóstico/tratamento/monitoramento e reabilitação a nível Estadual e Nacional, oportunidades de cursos, como o Curso disponibilizado pela EGEM sobre os Indicadores de Saúde, a busca pela adesão de uma Ambulância Avançada para a região e sobre o Credenciamento da Unidade de Oftalmologia da FHSL.
Com relação aos casos covid-19 o parâmetro geral dos municípios nas últimas semanas tem demonstrado a diminuição dos casos confirmados, suspeitos e ativos. A região de saúde Xanxerê, a qual fazem parte AMNOROESTE e AMAI saiu de situação gravíssima para situação grave. De acordo com a última atualização da matriz de risco potencial do Estado de Santa Catarina, de 23/07/2021 (sexta-feira), atualmente, TRÊS regiões estão classificadas com risco potencial GRAVÍSSIMO (vermelho), DOZE com risco GRAVE (laranja) e UMA com risco potencial ALTO (amarelo).