Na manhã desta sexta-feira (2) os secretários municipais de saúde reuniram-se na Sede da Associação de Municípios do Noroeste de Santa Catarina – AMNOROESTE para a reunião presencial do colegiado de saúde.
Segundo a avaliação epidemiológica dos municípios que compõem a AMNOROESTE, a maioria demonstra dificuldades com relação à defasagem das equipes em função de afastamentos causados pela contaminação da covid-19 e também pela falta de profissionais em alguns departamentos da saúde municipal no contexto de pandemia. A maioria dos municípios seguem os regramentos sanitários do Decreto Estadual.
Com relação aos casos covid-19 o parâmetro geral dos municípios ainda é de aumento de casos ativos e suspeitos, mas a vacinação tem se demonstrado efetiva e eficaz com relação ao combate do vírus no agravamento dos casos.
Todos estão executando as campanhas de vacinação nos municípios conforme Plano Nacional de Imunização. E nesta semana, foi divulgado o calendário Estadual de Santa Catarina de Vacinação que foi atualizado e antecipado, a previsão atual é que todos os catarinenses com 18 ou mais recebam a primeira dose até o mês de agosto conforme o cronograma do período de vacinação das faixas etárias.
A próxima reunião do colegiado ficou previamente agendada para o dia 23 de julho de 2021.