Ontem, (24) de novembro de 2020, Prefeitos e Secretários Municipais de Saúde, integrantes do Centro de Operações de Emergência em Saúde Regional (Coes), e o Grupo de Ações Coordenadas (Grac) da Defesa Civil Regional da região de saúde de Xanxerê, composta pelos Municípios da Associação de Municípios do Noroeste de Santa Catarina – AMNOROESTE e Associação Entre Rios – AMAI, reuniram-se virtualmente com objetivo de discutir encaminhamentos devido ao aumento do número de casos da Covid-19 na região de saúde Xanxerê.
Na ocasião, também fizeram uso da palavra a Sra. Maria Cristina Willemann, Epidemiologista do COES; a Sra. Aline Minetto Sokoski, Vigilância Sanitária da regional de Xanxerê e o Sr. Luciano Peri, Coordenador Defesa Civil região de Xanxerê. Foi explicado como é calculada a matriz de risco e com base nisso, porque a região de saúde de Xanxerê está no nível gravíssimo; como está o inquérito das pessoas com sintomas gripais na região e o relatório da evolução do número de casos e da ocupação de leitos de UTI da Covid-19 segundo os dados da Missão Chronos.
Além disso, foi ressaltado a importância do monitoramento precoce e qualificado e as ações de controle seguindo os Planos de Contingência. A reunião deixou evidente a preocupação dos participantes diante do aumento no número de casos e a importância em serem retomadas ações em nível regional, como o uso de máscara, a higienização com álcool e o distanciamento social e assim tentar minimizar o contagio e evitar que ações de restrições precisem ser retomadas.