No dia 19 de agosto de 2020 reuniram-se, virtualmente, os Colegiados da Educação e da Saúde dos Municípios de abrangência da Associação de Municípios do Noroeste de Santa Catarina (AMNOROESTE), juntamente com a Consultoria da entidade, para tratar da formação dos grupos de trabalho e do cronograma para a produção do protocolo de retorno às aulas presenciais.
Foram formados cinco grupos de trabalho (GT): GT da Saúde, GT Pedagógico, GT da Alimentação Escolar, GT do Transporte Escolar e o GT de Gestão de Pessoas. O início dos trabalhos será dia 28 de agosto e a previsão de término é final de outubro de 2020. Envolverá representantes de todos os municípios de abrangência da entidade: Secretários de Educação, Secretários de Saúde, Defesa Civil, Coordenador da Epidemiologia, Coordenador da Vigilância Sanitária, Gestor de Escola, ATP, Professor, Nutricionista, Representante do Conselho Municipal da Alimentação Escolar e Responsável pelo Transporte Escolar.
Mesmo sem previsão de retorno às aulas presenciais, o protocolo será elaborado levando em consideração a segurança de todos os envolvidos. Será construído regionalmente e, na sequência, cada município e suas escolas farão os ajustes correspondentes a sua necessidade.
Além disso, na oportunidade, foi estruturada uma comissão regional, que se encarregará de elaborar linhas gerais para uma resolução voltada à avaliação. Posteriormente, cada Conselho Municipal de Educação poderá utilizar-se do documento e proceder os ajustes correspondentes ao município de pertencimento. A comissão será composta por representantes do Conselho Municipal de Educação, da Gestão Escolar e dos Assistentes Técnico Pedagógicos.