Nesta manhã (14) de agosto de 2020, os Secretários Municipais de Educação e de Saúde de ambas as Associações, AMNOROESTE (Associação de Municípios do Noroeste de Santa Catarina) e AMAI (Associação dos Municípios do Alto Irani) se reuniram de forma virtual juntamente a Assessora de Educação da Fecam, Sra. Gilmara da Silva, a Consultora de Educação da AMNOROESTE, Sra. Nelí B. Kronbauer e a equipe da AMNOROESTE.
A reunião teve por objetivo informar, esclarecer e proporcionar a troca de opniões sobre o protocolo de retorno as aulas. Tal protocolo, precisará ser desenvolvido independentemente da data de retorno as aulas presenciais, isto pois, é um documento extenso, complexo e detalhista, no qual a construção demanda do envolvimento de profissionais de diversas áreas como: educação, saúde, nutrição, conselho de alimentação escolar e recursos humanos.
Neste momento de pandemia e incertezas, a contrução do protocolo tem por finalidade proporcionar que o futuro retorno das aulas presenciais possa ocorrer com o máximo de segurança. Portanto, entende-se que a rotina escolar terá que ser reestudada e readequada, contemplando diversos novos procedimentos a serem executados em relação a saúde, transporte escolar, alimentação, pedagógica e gestão de pessoas.