Os membros integrantes do Centro de Operações de Emergência em Saúde Regional (Coes), os integrantes Grupo de Ações Coordenadas (Grac) da Defesa Civil Regional e representantes da Polícia Civil e Militar Regional, da região de saúde de Xanxerê, composta pelos Municípios da Associação de Municípios do Noroeste de Santa Catarina (AMNOROESTE) e Associação Entre Rios (AMAI), reuniram-se na última quarta-feira (22) para reunião virtual.
O grupo, tem por intuito promover o auxílio aos gestores na tomada de decisões, através da definição de estratégias e ações para o enfrentamento de emergências em saúde pública.
A finalidade da reunião foi tratar sobre o cenário de pandemia regional que vêm se enfrentando e com base nas projeções da matriz de risco da região de saúde promover ações de auxílio na tomada de decisão dos municípios.
Quanto a matriz de risco da região de saúde, no momento encontra-se em risco potencial gravíssimo pela segunda semana consecutiva e serão necessárias a adoção de medidas restritivas pelos municípios. Diante disso, em últimas reuniões o grupo do Grac e Coes regional elaborou-se um documento técnico com sugestões e orientações aos municípios, aos quais serão adotados através de decretos municipais.