No dia (02) de outubro de 2019 foi realizado na sede da Associação dos Municípios do Noroeste de Santa Catarina – AMNOROESTE o curso sobre a emissão de Nota Fiscal de Produtor Eletrônica – NFP-e, sendo ministrado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR, Administração Regional de Santa Catarina e em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de São Lourenço do Oeste.
Sua realização ocorreu pela demanda apresentada no Colegiado do Bloco do Produtor da entidade e possuiu como objetivo aprender a emitir a NFP-e usando o Sistema de Administração Tributária – SAT. Dentre os participantes abrangeu produtores rurais, filhos de produtores e representantes do Bloco do Produtor das Prefeituras de abrangência da entidade.
O curso foi ministrado pela instrutora do SENAR, Sra. Janice Zanella. Dentre os temas abordados, explicou sobre a abrangência do SENAR, as exigências e os requisitos do preenchimento, como habilitar e emitir a NFP-e.
A instrutora também explicou que dentro do Estado de Santa Catarina ainda não é obrigatória a emissão da NFP-e, mas para fora do Estado sim e por algumas empresas também. Como benefícios, apresenta-se a redução de custos, pois ela será autorizada eletronicamente e sairá apenas uma via da DANFE e praticidade devido o produtor poder emitir e acessar as suas informações de qualquer dispositivo conectado a internet por meio de seu login e senha.