O governo municipal de São Lourenço do Oeste aderiu ao Programa de Desenvolvimento Econômico Local (DEL), o qual é desenvolvido pela Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc) e institui um modelo de gestão capaz de contribuir para o desenvolvimento da região, garantindo a continuidade dos projetos de interesse da comunidade, em prol do desenvolvimento econômico sustentável do município.
A assinatura do contrato foi realizada na noite de quinta-feira (21), na Associação Empresarial de São Lourenço do Oeste (Acislo). Para o prefeito de São Lourenço do Oeste, Rafael Caleffi, o município se tornou propício para novos negócios e instalação de novas indústrias. Ele fez um chamado especial aos empresários para que participem mais da polícia e da gestão pública, pois todos devem trabalhar por São Lourenço do Oeste e não para um partido político. Até fevereiro de 2019, o município conta com 272 estabelecimentos industriais, 1.016 comerciais e 1.691 de prestação de serviços cadastrados na Secretaria de Administração e Fazenda.
No evento de assinatura, estiveram presentes autoridades locais e regionais, além de representantes de Essen, na Alemanha, cidade que também participa do DEL. Eles relataram os avanços no desenvolvimento da cidade a partir do programa.
Ulrich Meier, ex-gerente geral da Câmara de Ofícios de Essen, Harald Buscher, assistente da Gerência Geral da Câmara de Ofícios de Essen, e Andreas Doher, consultor do DEL, explanaram sobre o funcionamento e os conceitos do programa na Alemanha. Ulrich falou que é importante a participação de voluntários neste programa e, principalmente, fazer o que é viável. Segundo ele, é importante começar com projetos pequenos, que vão realmente acontecer, pois assim as pessoas vão sentir confiança e isso dará credibilidade para fazer ações maiores.
Com a assinatura do contrato, o próximo passo em São Lourenço do Oeste é a criação da comissão, que terá cinco pessoas da prefeitura, cinco da Acislo e outras cinco a comunidade como titulares. Caberá a esta comissão analisar as demandas da cidade e projetá-la para os próximos anos.
O que o DEL?
No DEL, parceiros públicos, setor empresarial e setores não governamentais trabalham coletivamente para melhorar as condições de crescimento econômico e da geração de emprego. Com o DEL, os municípios são replanejados com projeção de 20 anos à frente, da adequação das leis à análise econômica.
Data de publicação: 22/02/2019
Fonte: Assessoria de Comunicação