You are currently viewing Secretaria de Educação e Polícia Militar formam segunda turma do Proerd

Secretaria de Educação e Polícia Militar formam segunda turma do Proerd

Foram cinco meses de trabalho com turmas do 5º ano da rede municipal de ensino e também de uma escola particular até que o Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) em São Lourenço do Oeste formasse 290 alunos na noite de sexta-feira (10). O evento foi realizado no centro comunitário do bairro Santa Catarina, contando com a presença de autoridades, familiares e amigos dos alunos.

A realização do Proerd em São Lourenço do Oeste tem a parceria entre a Secretaria de Educação e a Polícia Militar. O programa tem a missão de “capacitar crianças, adolescentes e adultos para resistirem às drogas e à violência, através de ações de polícia ostensiva de caráter educacional, realizada por policiais militares habilitados, em instituições públicas, privadas e comunitárias, integrando Polícia Militar, família e escola para a valorização da vida e a construção de uma sociedade mais justa, sadia e feliz”.

O secretário de Educação de São Lourenço do Oeste, Alex Tardetti, parabeniza a Polícia Militar pelo programa e por esta parceria com o município. “É um público que tem muitas curiosidades sobre quaisquer assuntos. Por isso é muito importante à figura da polícia na escola para interferir em certas curiosidades, como o de resistir às drogas”, diz Tardetti. O secretário também adianta que o programa continua em 2019 e agradece aos professores regentes dos 5º anos por todo o acompanhamento e apoio.

Instrutor do Proerd no município, Assuero Isoton lembra que o programa está completando 20 anos em Santa Catarina. Depois de alguns anos parado em São Lourenço do Oeste, ele volta e, como diz Isoton, já formou cerca de 600 alunos em dois anos de trabalho. “Nosso objetivo é que todos os alunos passem pelo Proerd. Mesmo sendo um trabalho a longo prazo, os resultados são imediatos”, diz Isoton, reforçando que os pais estão agradecidos e contam que os ensinamentos estão sendo repassados em casa.

Isoton destaca o envolvimento do capitão Vilmar Rosa, da Polícia Militar, que busca implantar o programa por onde passa. Diz ainda que no segundo semestre outros municípios da região vão receber o Proerd, graças ao resultado conquistado em São Lourenço do Oeste. “A prevenção é muito importante para evitar problemas futuros”, frisa.