O governo municipal de São Lourenço do Oeste, por meio da Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde, realizou a Reunião da Câmara Técnica das Vigilâncias Sanitárias Municipais. Reunidos no auditório da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) na sexta-feira (13), participaram do evento todos os fiscais sanitários das regiões de saúde da 5ª ADR de Xanxerê e da 3ª ADR de São Lourenço do Oeste. No total, 27 municípios estão representados na câmara técnica.
O vice-prefeito de São Lourenço do Oeste, Daniel Hippler, e a secretária de Saúde, Vânia Garbin Baldissera, representaram o governo municipal na reunião, que teve no debate assuntos referentes à Portaria 1751/14, sobre os recursos para ações de Vigilância Sanitária, bem como esclarecimentos sobre lojas de produtos naturais, suas legislações, permissões e proibições e como orientar empresários e consumidores acerca dos produtos que se encontram nesses tipos de estabelecimentos.
Segundo o fiscal sanitário de São Lourenço do Oeste, Filipe Ademir Martins, a reunião teve ainda um treinamento sobre conferências de receituários controlados e não controlados, devido ao grande volume de receitas preenchidas de forma errada na região, “tanto por parte das farmácias quanto pelos médicos prescritores, que muitas das vezes não fazem por negligencia e sim por desconhecem a forma correta de aviar uma receita”, diz.
Saiba mais
A Câmara Técnica é um encontro onde os fiscais sanitários podem debater assuntos do seu dia a dia, levantar questões, sanar dúvidas e compartilhar documentos entre o grupo ou por meio de cursos e palestras que são ministradas por profissionais da área de Vigilância Sanitária. Nesses encontros são conhecidas a realidade e a dificuldade dos municípios vizinhos e uns podem contribuir com os outros, caso algum fiscal já tenha estudado ou vistoriado determinado tipo de estabelecimento.
Vale lembrar que nestes encontros existem protocolos a serem seguidos e assuntos pré-definidos a serem debatidos, muitas vezes por palestrantes de fora da região ou com assuntos pertinentes ao cotidiano. Os encontros acontecem a cada dois meses. A escolha dos municípios é feita de forma democrática. O próximo encontro será em Ipuaçu no dia 14 de setembro.