Nesta quinta-feira dia (28) de junho de 2018, foi realizada na Associação dos Municípios do Noroeste de Santa Catarina – AMNOROESTE a reunião do Colegiado de Nutrição. A abertura da reunião foi realizada pela Secretária Executiva da entidade, Senhora Solange do Amaral Muller que deu as boas vindas a todos os presentes e repassou algumas informações sobre a coordenação do colegiado, apresentando a Senhora Rose Mari Guarda, Gerente de Serviços em Saúde da AMNOROESTE, como nova coordenadora do colegiado de nutrição.
Em primeiro momento as nutricionistas abordaram sobre as dificuldades encontradas na realização de capacitações para merendeiras/zeladoras por motivos de tempo e excesso de trabalho e que devido a isso, no próximo exercício o colegiado apresentará uma proposta na programação de ações para 2019.
Em seguida as nutricionistas falaram sobre a realização das atividades da semana de saúde na escola em parceria com as secretarias de saúde, onde relataram sobre algumas dificuldades encontradas em relação ao sistema de monitoramento da saúde e do MEC, mas que apesar disso, as atividades estão acontecendo conforme prevê o programa.
Na sequência o colegiado abordou sobre a grande importância que tem sido a troca de experiência entre os Municípios, principalmente para a área técnica onde o diálogo tem apresentado importantes avanços em relação à qualidade dos serviços nas escolas Municipais e nas unidades básicas de saúde, locais onde são executadas as ações de trabalho das nutricionistas.
Ademais foi socializado sobre o curso de decoração de pratos que foi realizado na cidade de Chapecó, onde o colegiado relatou que a capacitação foi ótima, e que alguns Municípios já repassaram para a rede o conhecimento obtido com o curso, através da realização de capacitações voltadas às merendeiras, alguns ainda não realizaram, mas a maioria já está se mobilizando para que as mesmas aconteçam.
Ao final em razão do surgimento de necessidade foi sugerido através do colegiado de educação a realização de uma capacitação sobre elevação de autoestima e motivação voltada para as merendeiras/zeladoras. A capacitação será solicitada e será retomado o assunto em reunião seguinte do colegiado.