A coordenação da Educação de Tempo Integral de São Lourenço do Oeste realizou, na noite de quinta-feira (5), a primeira reunião de pais. No Teatro Professor Arno Ignácio Etges, no Centro de Eventos Governador Luiz Henrique da Silveira, foram realizadas as explanações sobre o projeto e feitas apresentações envolvendo os pais com as oficinas que os filhos praticam.
O secretário de Educação, Alex Tardetti, diz que 2017 foi muito especial para a Secretaria de Educação, que por meses trabalhou no projeto da Educação de Tempo Integral até que a lei fosse aprovada. Para ele, o objetivo era de que o projeto fosse muito além do Plano de Governo, se tornando realmente um plano municipal de educação. Sobre as oficinas oferecidas, o secretário destaca que a grade é flexível e vai de acordo com a realidade do município, acrescentando que novas parcerias podem ser feitas futuramente. Hoje, a Secretaria de Educação conta com a parceria do Instituto Cultural e do Sesi.
A coordenadora do projeto, Adriana Maria Ávila, ressaltou que tudo é feito para que os alunos tenham um ambiente propício de aprendizado e tenham acesso garantido a alimentação adequada, higiene, descanso, interação, ludicidade, autonomia e a construção de valores cívicos e morais.
Estrutura
Utilizando o espaço do Senai, para a oficina de robótica, e do Centro de Eventos Governador Luiz Henrique da Silveira, para as demais atividades, a Educação de Tempo Integral de São Lourenço do Oeste tem hoje 88 alunos das Escolas Básicas Municipais (EBM) Irmã Neusa, Santa Catarina, Santa Maria Goretti, São Francisco e Irmã Cecília. Funcionando no contraturno escolar e no período vespertino, o projeto ainda serve diariamente cerca de 80 almoços. Participam alunos do Ensino Fundamental com idades entre 6 e 7 anos.