O governo municipal de São Lourenço do Oeste, por meio da Secretaria de Saúde, está criando o programa Mãe Lourenciana, projeto que tem como objetivo primordial prestar assistência ao pré-natal e ao puerpério, organizando a rede de atenção à saúde materna e infantil para, de forma integrada e mediante equipe multidisciplinar, garantir o acesso, o acolhimento e a resolutividade das intercorrências havidas no referido período.
O programa Mãe Lourenciana nasce em decorrência da preocupação da administração municipal com o índice de mortalidade infantil e materno do município, o qual, infelizmente, apresenta-se elevado. Para que essa situação seja revertida, uma das soluções encontradas pelo Executivo é viabilizar o acompanhamento da gestante desde o início da gestação, e, posteriormente, da gestante e do filho até o segundo ano de vida da criança, garantindo-lhes atendimento especial, através de consultas médicas e de enfermagem, atendimento odontológico, acompanhamento nutricional e atenção psicológica.
Segundo o prefeito, Rafael Caleffi, o programa Mãe Lourenciana está presente no Plano de Governo da administração municipal e foi estudado com muito carinho. “Precisamos cuidar bem das nossas crianças e diminuir uma herança que nos foi deixada. Nosso foco é mudar essa triste realidade e fazer do município um dos melhores em índice de natalidade”, esclarece.
Dentro do programa, a Secretaria de Saúde disporá de um relatório de acompanhamento específico para as gestantes e os neonatos, concomitante ao respectivo prontuário geral de atendimento da mãe e da criança, que registrará todas as ações desenvolvidas no âmbito do programa de que trata a lei.
O projeto deu entrada nesta segunda-feira (25) na Câmara Municipal e segue para análise das comissões.
Kit maternidade
Um dos benefícios que a participante do Mãe Lourenciana terá é o kit maternidade, desde que cumpra com todos os requisitos exigidos no programa. Entre eles está realizar o pré-natal, na sua integralidade, na sua unidade básica de saúde (rede SUS) de São Lourenço do Oeste, participar do curso de gestante ofertado pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), fazer acompanhamento odontológico, entre outros.