Depois de observar a dificuldade que as crianças têm em enfrentar os dias mais frios no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFC), a Secretaria de Assistência Social, através do Centro de Referência da Assistência Social (Cras), criou o projeto Tricotando para o Bem. Peças como cachecol e toucas já foram distribuídas entre as crianças e jovens, para que todos fiquem bem aquecidos na estação mais fria do ano.
Conforme a coordenadora do Cras, Manoela Galeazzi, o projeto Tricotando para o Bem surgiu depois da transição do programa Mulher de Valor para o SCFV, que agora atende mulheres e idosos. “O foco é aquecer quem precisa e dar sentido de proteção, como deve ser a política de assistência social”, explica. Nesse sentido, conta Manoela, o Cras e as orientadoras sociais organizaram o material de artesanato, como lã e agulha, para as mulheres do SCFV.
Os grupos que participam da confecção são mulheres acima de 19 anos e idosos. Já quem recebe as peças são grupos de 6 a 14 anos. “O projeto aconteceu neste primeiro trimestre para que as peças estivessem prontas até a chegada do inverno”, explica Manoela. Segundo a coordenadora, muitos usuários chegam ao SCFV desagasalhados, molhados ou com frio.