A escola que está sendo construída no loteamento Meneguetti, bairro Santa Catarina, terá a obra retomada. O governo municipal de São Lourenço do Oeste assinou a ordem de serviço na manhã desta terça-feira (5) com a empresa Qualitá Engenharia Ltda., de Salto do Lontra (PR), vencedora da licitação. A obra da escola 12 salas recebe recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), no valor de R$ 3,5 milhões. A contrapartida municipal é o terreno.
A obra iniciou em 26 de junho de 2015 e tinha data prevista para terminar em 17 de dezembro de 2016. A empresa Conxap, de Chapecó, realizou 35,76% da construção, abandonando o serviço. Com isso, a administração municipal de São Lourenço do Oeste abriu um processo administrativo, motivada devido ao atraso irrecuperável na obra, inclusive com paralisação de aproximadamente 45 dias, configurando abandono dos serviços. A prefeitura realizou dez notificações extrajudiciais ao longo da execução contratual.
O secretário de Educação, Alex Tardetti, diz que a vontade da comunidade é a mesma que a sua: ver a obra concluída. Segundo ele, o empenho do governo municipal desde o início da gestão foi para que a obra continuasse. Tardetti adianta que a escola deverá abrigar alunos do 1º ao 9º ano da Escola Básica Municipal (EBM) Irmã Cecília, que hoje dividem espaço no prédio da Escola de Educação Básica (EEB) Sóror Angélica.
Rafael Caleffi, prefeito de São Lourenço do Oeste, explica que agora a empresa Qualitá Engenharia Ltda. tem o prazo de até 12 meses para entregar a escola pronta. A ordem de serviço foi acompanhada pelo vice-prefeito, Daniel Hippler, que esteve como prefeito em exercício até segunda-feira (4).