Na sexta-feira do dia (11) de maio de 2018, foi realizada na Associação dos Municípios do Noroeste de Santa Catarina-AMNOROESTE, a reunião do Colegiado de Agricultura, com a presença dos Secretários de Agricultura, do Gerente Regional da CIDASC, Senhor Diogo Deoti e do Prefeito Municipal de Jupiá, Senhor Augusto Cesar Nascimento Loureiro que fez a abertura da reunião dando as boas vindas a todos os presentes.
Em primeiro momento o Senhor Diogo Deoti, Gerente Regional da CIDASC explanou sobre as dificuldades e resistência que a CIDASC enfrenta no controle das doenças de Brucelose e Tuberculose bovina tanto nas propriedades rurais, como também nos estabelecimentos comerciais afins no controle sobre o rebanho e a comercialização de produtos de origem animal. Hoje existe um projeto em andamento na região de São Miguel do Oeste para realização de exames e controle do rebanho, entretanto não existem recursos para investir em exames laboratoriais desta natureza e nem lei específica para auxiliar no controle das mesmas.
Em seguida o Senhor Diogo Deoti informou sobre as alterações da barreira sanitária como a permissão de ingresso, que permite a passagem de produtos de origem animal com CIF Federal e que após esta alteração houve maior facilidade de acesso e diminuição de custos. Ainda o mesmo alertou sobre a prática da capina química que é perigosa e ilegal segundo a legislação do Ministério da Agricultura.
Na sequência a Secretária Executiva da AMNOROESTE, Senhora Solange do Amaral Muller abordou sobre o projeto recolhe e repassou algumas informações da reunião que ocorreu na empresa AURORA no ano passado sobre o recolhimento de animais mortos e a sua destinação, porém no Brasil só existe uma empresa que realiza esse trabalho e a mesma encontra-se em dificuldades em razão da não existência de legislação específica para a situação.