Alunos do 5º e do 6º ano das escolas municipais de São Lourenço do Oeste estiveram no Teatro Professor Arno Ignácio Etges, no Centro de Eventos Governador Luiz Henrique da Silveira, para o lançamento da campanha Nós Somos o Trânsito em alusão ao Maio Amarelo. Realizado na manhã desta sexta-feira (4), o evento contou com a participação de professores, lideranças municipais e representantes das entidades e órgãos parceiros da campanha.
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), os acidentes rodoviários matam 1,25 milhão de pessoas por ano, em todo o mundo, e são a principal causa de morte de pessoas com idade entre 15 e 29 anos. Do total de mortes, 90% ocorrem nas estradas de países de baixa e média renda, que detêm apenas a metade da frota de veículos do mundo.
O secretário de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, Anilson Spricigo, destacou que a campanha deve ter a participação de todos para que, juntos, possa ser feito um trânsito melhor. A diretora do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), Kelli Giacomin, lembrou que o Marco do Cinquentenário receberá uma iluminação especial nos próximos dias, lembrando o Maio Amarelo, e que na praça da Bandeira e no Centro de Eventos foram colocados alguns carros que se envolveram em acidentes de trânsito para chamar a atenção da comunidade.
O vice-prefeito, Daniel Hippler, falou que muitas das atitudes erradas que acontecem hoje são talvez por falta de uma oportunidade como a que o governo municipal está ofertando, levando conhecimento aos jovens. Ele agradeceu a todos os parceiros envolvidos na campanha e convidou a comunidade a participar.
O cabo da Polícia Militar Edson Gonçalves e a representante da autoescola Fórmula 1, Mariângela Murakami, realizaram a palestra com os alunos nesta sexta-feira.