A campanha nacional de vacinação contra a influenza começou nesta segunda-feira (23). A meta do Ministério da Saúde é imunizar 54,4 milhões de pessoas, que fazem parte do grupo considerado “mais suscetível” ao agravamento de doenças respiratórias.
Em São Lourenço do Oeste, a vacinação acontece em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs). De acordo com Cátia Schafer, coordenadora de Vigilância Epidemiológica Setor de Imunização, é importante que as pessoas estejam munidas com seus documentos pessoais, carteira de vacinação e cartão SUS.
O público-alvo para receber as doses gratuitamente no SUS é: crianças de 6 meses a 5 anos de idade; mulheres gestantes e puérperas; trabalhadores da área de saúde; professores das redes pública e privada que estão em sala de aula; portadores de doenças crônicas (respiratórias, cardíacas, renais, neurológicas, hepáticas, diabetes, obesos, transplantados, síndromes especiais, autoimunes (precisa de receita médica) e idosos a partir de 60 anos completos.
Conforme Cátia, a meta de São Lourenço do Oeste é imunizar pelo menos 90% de todos os grupos prioritários. A Secretaria de Saúde realizará o Dia D de vacinação em 12 de maio, na Policlínica Municipal de Saúde.