A administração municipal de São Lourenço do Oeste, através da Secretaria de Saúde, dispõe de serviço de nutricionista desde julho de 2017. Até então, não havia o profissional neste setor. Os atendimentos são realizados em todas as Estratégias de Saúde da Família (ESFs) dentro das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e na Academia da Saúde de forma individual ou coletiva com grupos de hipertensos, diabéticos e gestantes.
A nutricionista Cristiane Samara De Bastiani explica que a população que precisar do serviço deve primeiro se dirigir à sua unidade de saúde para uma consulta médica. “O médico da unidade é quem encaminhará o usuário que necessita de acompanhamento e, em seguida, a nutricionista analisará o caso, identificado se esse paciente será atendido de forma individual ou em grupo”, acrescenta.
Cristiane diz que a fila de espera atualmente é grande pelo fato de nunca ter tido este serviço na Secretaria de Saúde, por isso a prioridade no momento está sendo o trabalho em grupos. “É importante que os pacientes procurem participar dos grupos e encontros oferecidos em suas unidades de saúde, pois desta forma conseguirão esclarecer suas dúvidas e curiosidades e receberão informações sobre alimentação e nutrição”, informa. A profissional compõe também o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) e realiza atendimentos individuais ou multidisciplinares à pacientes nas ESFs ou em domicílio. A equipe é composta por psicóloga, farmacêutico e fisioterapeuta.
Para a secretária de Saúde de São Lourenço do Oeste, Vânia Garbin Baldissera, a inclusão de uma nutricionista no quadro de profissionais da secretaria visa à promoção da saúde e a prevenção de doenças. “Dessa forma, ela atua nessa proposta de desenvolver ações de prevenção, promoção e tratamento de diversas doenças por meio da alimentação adequada e saudável”, diz. Vânia salienta que a vaga de nutricionista foi criada em 2017 com aprovação da Câmara Municipal.