A Secretaria de Saúde de São Lourenço do Oeste realizou esta semana um encontro com médicos, enfermeiros e técnicos em enfermagem que trabalham nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) com o objetivo principal de mudar a rotina de trabalho nestes locais.
De acordo com a secretária de Saúde, Vânia Garbin Baldissera, a prioridade será a consulta de livre demanda, seguindo um fluxograma para que as atividades sejam resolvidas em sua própria unidade, incluindo com isso encaminhamentos, triagem do paciente e agendamentos.
Vânia diz que a preocupação é a manutenção da saúde, tendo como foco desenvolver uma atenção integral à população e buscar maior resolutividade no atendimento ao cidadão. O encontro foi realizado na terça-feira (27), oportunidade em que foi realizada a eleição provisória da direção clínica e a comissão de ética dos profissionais médicos e enfermeiros.
É importante ressaltar que a UBS é o contato inicial dos usuários, sendo a principal porta de entrada do cidadão ao SUS e o canal de comunicação com toda rede de atenção à saúde.
Agentes comunitários
No dia 22 de fevereiro, a Secretaria de Saúde e o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) reuniram os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) para debater a importância deste profissional na aplicação das atividades de prevenção nas escolas, como escovação dental supervisionada, revelação/evidenciação de placa, aplicações coletivas de flúor e palestras educativas.
A secretária de Saúde de São Lourenço do Oeste adianta que as atividades iniciam em abril, após a capacitação dos ACS e sob a supervisão da equipe odontológica a qual eles pertencem. “A prevenção da saúde bucal reflete diariamente na saúde do indivíduo, por isso devemos ressaltar a importância dessas atividades, visando solucionar o problema no começo, ou seja, com uma higiene oral satisfatória”, diz a secretária.