Representantes das Apaes de São Lourenço do Oeste, Campo Erê, Coronel Martins, Galvão, Quilombo e São Bernardino, como diretores, fonoaudiólogos, psicólogos e secretários de saúde, reuniram-se na Policlínica Municipal de São Lourenço do Oeste para uma reunião com os profissionais do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO). O objetivo foi redefinir os protocolos de encaminhamento para facilitar o acesso dos pacientes com necessidades especiais.
Segundo Fernanda Carboni Scariote, odontóloga especialista em pacientes com necessidades especiais, o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) do município atende pacientes de 13 municípios da região. Na reunião, Fernanda explica que a discussão foi em torno das necessidades de cada município e seus pacientes, pois os alunos das Apaes que precisam de atendimento em São Lourenço do Oeste são encaminhados através das Secretarias de Saúde, responsáveis pelos agendamentos.
A Secretaria de Saúde de São Lourenço do Oeste, através do CEO, tem ainda uma parceria com o Hospital da Fundação para os pacientes que precisam de anestesia geral. Estas pessoas são atendidas no centro cirúrgico do hospital. Fernanda diz que, além dos alunos das Apaes, se encaixam ainda como especiais os pacientes oncológicos, transplantados, nefropatas, cardiopatas, hematológicos e outros que tenham necessidade de atendimento diferenciado.
A secretária de Saúde do município, Vânia Garbin Baldissera, ressalta que a administração municipal efetivou o profissional especialista em pacientes com necessidades especiais através de concurso em 2017 justamente para melhorar e ampliar os serviços. “Isso garante mais qualidade ao atendimento e mais segurança e comodidade aos pacientes”, diz. Além de pacientes especiais, o município de São Lourenço do Oeste é referência em atendimento de endodontia, odontopediatria, periodontotia e cirurgia bucomaxilofacial.
Saiba mais
O Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) faz parte do Programa Brasil Sorridente, uma Política Nacional de Saúde Bucal do governo federal. O programa prevê uma série de ações para facilitar e ampliar o acesso da população ao tratamento odontológico gratuito aos brasileiros por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Entre as medidas do programa, destacam-se as ações de promoção e prevenção, como as que o município de São Lourenço do Oeste está fazendo.