Os projetos da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas de São Lourenço do Oeste foram entregues na tarde desta sexta-feira (19) pela equipe de engenharia da Associação de Municípios do Noroeste de Santa Catarina (AMNoroeste) ao prefeito, Rafael Caleffi. Com esta etapa finalizada, o Executivo municipal está apto a lançar o edital para construir a UPA 24 horas.
Para a secretária de Saúde de São Lourenço do Oeste, Vânia Garbin Baldissera, o que contou muito para que o sonho pudesse começar a se transformar em realidade foi o empenho do prefeito e sua equipe para garantir os recursos, beneficiando agora não só o município, mas toda uma região. A obra da UPA 24 horas de São Lourenço do Oeste teve a liberação de R$ 2,2 milhões do Ministério da Saúde.
O presidente da Câmara Municipal, Agustinho Menegatti, diz que está torcendo para que tudo dê certo. Salientou o trabalho dos vereadores, principalmente na aprovação da mudança da garagem da prefeitura, terreno que será utilizado agora para a construção da UPA 24 horas. A atual garagem será instalada no distrito de Presidente Juscelino.
O prefeito de São Lourenço do Oeste, Rafael Caleffi, explica que esta é mais uma etapa vitoriosa que se encerra, sem deixar de mencionar que os desafios ainda são muito grandes. “Somos referência no Estado de Santa Catarina. Desde 2013 que o governo federal não liberava nenhuma UPA 24 horas, nós fomos o único município a conseguir”, comemora. O prefeito foi enfático ao afirmar que com esta obra o município está fortalecendo o Hospital da Fundação, pois a UPA 24 horas vai abranger uma região de 13 municípios.
A UPA 24 horas de São Lourenço do Oeste será a primeira sustentável do Brasil, tendo reaproveitamento de água e energia elétrica em seu funcionamento. A AMNoroeste começou a trabalhar no projeto da UPA 24 horas em março de 2017, ano em que o presidente da associação foi o prefeito Caleffi.
Autoridades
Participaram da entrega dos projetos o vice-prefeito, Daniel Hippler, representando o presidente Ademir Madela esteve a secretária executiva da AMNoroeste, Solange Müller, a gerente de saúde da AMNoroeste, Rose Mari Guarda Piva, diretores, gerentes e secretários da prefeitura de São Lourenço do Oeste, equipe da AMNoroeste e a imprensa.