Foram aproximadamente três meses de trabalho, numa parceria do governo municipal de São Lourenço do Oeste, através da Secretaria de Educação, e a Polícia Militar. O Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) foi realizado com turmas de 5º ano da rede municipal de ensino e uma turma de escola particular. A formatura reuniu os 304 alunos que participaram da formação do Proerd, diretores, professores e autoridades locais e regionais, na noite de sexta-feira (1º), no pavilhão da capela Santa Catarina.
O secretário de Educação de São Lourenço do Oeste, Alex Tardetti, falou que o Proerd busca ensinar o que não se deve buscar, como, por exemplo, o uso de drogas lícitas e ilícitas. Frisou que o público alvo é pré-adolescente e por isso também o papel fundamental da escola, que precisa tratar todos os assuntos, as práticas, os bons costumes “e tudo o que está em evidência no mundo”. Tardetti adiantou que a Secretaria de Educação vai buscar novamente a Polícia Militar para manter essa parceria e fazer com o que o Proerd aconteça também em 2018.
O vice-prefeito, Daniel Hippler, participou da solenidade de formatura e destacou que o Proerd, além de prevenir sobre o uso das drogas, ensina o respeito, a ética e os bons costumes. Reforçou que se deve valorizar a vida e, por isso, a administração municipal continuará sendo parceira das boas iniciativas.
Autoridades
Participaram da formatura o capitão da Polícia Militar de São Lourenço do Oeste, Vilmar Rosa, o policial militar e instrutor do programa, Assuero Isoton, o secretário executivo da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR), Walmor Pederssetti, o promotor Eraldo Antunes, o delegado da 28ª Delegacia Regional de Polícia de São Lourenço do Oeste, Wilherm Negrão, o vereador Celso Bessegatto, representando a Câmara Municipal, e Edson Fávaro, representando o Corpo de Bombeiros.