Estão abertas as matrículas novas da rede municipal de ensino em São Lourenço do Oeste e com uma novidade: a Secretaria de Educação esta realizando o processo de forma on-line. Entre os dias 16 e 21 de novembro, os pais ou responsáveis poderão efetuar as matrículas novas através da internet. O link esta disponível no site da prefeitura – www.saolourenco.sc.gov.br.
O secretário de Educação, Alex Tardetti, explica que como se trata de algo novo no município, nos dias 17, 20 e 21 de novembro a Secretaria de Educação disponibilizará uma equipe técnica na Biblioteca Municipal Santos Dumont para ajudar os pais ou responsáveis a fazerem as matrículas.
Tardetti explica que houve uma formação especial para diretoras e secretários de escolas na semana passada sobre o sistema de matrículas on-line. “Podemos adiantar que o mesmo sistema irá integrar os diários de classe, fazendo-os ser visíveis para os pais. Assim, eles acompanharão os conteúdos, datas de provas e trabalhos, bem como frequência e anotações que os professores colocam quanto ao dia a dia em sala de aula”, salienta o secretário.
Sistema on-line na rede municipal
O secretário conta que todo fim de ano era a mesma preocupação: enfrentar filas para procurar vagas em escolas. “Isto, além de ilegal, é desumano. Ilegal porque tem legislação que rege sobre este tema. Imoral porque quem mora no bairro tem, por lei, a vaga garantida, sem precisar enfrentar fila para isto”, explica.
Com o sistema on-line, Tardetti diz que todos os trâmites serão pela internet, de casa, do trabalho ou da rua mesmo. “Apenas depois passa na escola para deferimento e entrega de documentos, procedimento este que será de acordo com a lei do zoneamento, ou seja, pela área de abrangência mais próxima em relação entre casa e escola.”
Tardetti também diz que as pessoas costumam julgar as escolas municipais, mas afirma com veemência que todas são e estão bem estruturadas, com corpo docente formado e com formação continuada oferecida pela Secretaria de Educação do município.
Fim das filas
O secretário deixa claro que a ordem de chegada dos pais na escola não garante a vaga do filho, por isso a importância do trabalho de conscientização e de respeitar o zoneamento. “Acabamos sim com as filas desumanas em portas de escola. Sempre acreditei que o diálogo e boas ideias são ferramentas vitais para desenvolver ações em nossa sociedade”, frisa.
Tardetti garante que nenhuma criança a partir dos 4 anos de idade ficará fora da escola – obrigação do município – e ainda há matrículas a partir de 1,8 ano nos Centros de Educação Infantil Municipal (Ceims).
Faça sua matrícula clicando aqui – https://inscricao-matricula.cloud.betha.com.br/#/NoZBHNov