Os estragos causados pela chuva de sábado (4) ainda estão sendo contabilizados pela administração municipal. Em algumas comunidades do interior, por exemplo, somente nesta segunda-feira (6) está sendo possível chegar até os moradores e verificar a situação. Por isso, ainda não há uma estimativa dos prejuízos.
Nesta tarde, o coordenador regional da Defesa Civil, Luciano Peri, reuniu-se com o prefeito, Rafael Caleffi, secretários municipais e gerentes dos distritos, além do secretário executivo da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR), Walmor Pederssetti, e membros da agência, para repassar informações sobre o trabalho da Defesa Civil e como o município deverá proceder agora para validar o decreto de situação de emergência.
O prefeito decretou situação de emergência ainda na tarde de sábado, devido aos grandes estragos causados pela chuva. A estrada que dá acesso à comunidade de Lageado Raul continua interditada. Caleffi agradece o trabalho do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil, que conseguiram prestar atendimento a todas as pessoas que entraram em contato solicitando ajuda. “Não podemos parar de trabalhar, precisamos fazer as melhorias necessárias e reerguer nosso município”, diz.
O tenente do Corpo de Bombeiros, Glaycon Reitz, explicou que as 51 chamadas de emergência foram atendidas. Nestes atendimentos estavam pessoas ilhadas e casas com algum dano.
Coordenador regional da Defesa Civil, Peri repassou informações importantes aos representantes do Executivo, principalmente na questão do levantamento dos danos e das pessoas atingidas. Ele explica que é preciso fazer o cadastro corretamente de tudo para que depois o município receba os recursos necessários para fazer as melhorias.