You are currently viewing Primeiro Dia em Família Naca aproxima e cria vínculos socioafetivos

Primeiro Dia em Família Naca aproxima e cria vínculos socioafetivos

A Secretaria de Assistência Social de São Lourenço do Oeste, através do Centro de Referência da Assistência Social (Cras), realizou na noite de quarta-feira (25), no Lions Clube, o primeiro Dia em Família Naca. Participaram os usuários do Núcleo de Apoio da Criança e do Adolescente (Naca) com suas famílias.

Conforme a coordenadora do Cras, Manoela Galeazzi, o intuito do evento foi o de proporcionar um momento de interação, descontração e, desta forma, promover uma aproximação dos usuários com o serviço, estabelecendo a criação de vínculos entre eles. “O objetivo primordial foi conscientizar e sensibilizar as famílias da importância da participação delas na vida dos usuários”, diz Manoela, que lembrou que, para a assistência social, família não são somente pessoas com vínculos consanguíneos, mas também aquelas unidas através de laços afetivos e de solidariedade.

Aproximadamente 50 núcleos familiares participaram do evento de quarta-feira, reunido cerca de 120 pessoas. Foram realizadas algumas atividades, além de uma conversa com a equipe técnica de referência e as famílias. “Passamos sobre a importância das famílias no desenvolvimento social de seus filhos”, explica a coordenadora. Houve também um bingo como forma de descontração e interação. Para encerrar o evento, cada família ganhou um kit com doces e salgados.

Próximas ações

Numa avaliação do evento, Manoela acredita que o Cras e a Secretaria de Assistência Social conseguiram atingir um bom número de famílias, superando as expectativas. “A nossa maior preocupação, quando falamos em família, devido as mais diversas configurações, é que consigamos estreitar os laços e facilitar a superação de muitas das vulnerabilidades que existem hoje no serviço”, fala.

Para a secretária de Assistência Social, Adriane de Jesus, esse primeiro Dia em Família Naca proporcionou esclarecimentos sobre responsabilidades, valores e a importância da família na participação da vida das crianças, seja na escola, na comunidade, na vida social ou afetiva.

O vice-prefeito, Daniel Hippler, enfatiza que a administração municipal está buscando, cada vez mais, ampliar o incentivo às atividades sociorrecreativas e desenvolver ações que gerem um debate importante na comunidade.