O governo municipal de São Lourenço do Oeste assinou um acordo de cooperação com quatro associações de máquinas do município. O ato aconteceu após o processo de chamamento público, atendendo o que preconiza a lei 13.019, que pede 30 dias para a apresentação das propostas. Após analisadas e aprovadas, as mesmas são homologadas.
A Associação de Desenvolvimento do Distrito de São Roque e a Associação de Agricultores de São Roque, Planalto e Santana da Bela Vista receberão uma colhedora de forragem cada uma. A Associação de Máquinas das Comunidades de São João, São Caetano, Santa Clara, parte de Taquari e parte de São Miguel receberá uma concha hidráulica para trator agrícola. Já a Associação de Máquinas do Setor 2 de Presidente Juscelino receberá um distribuidor de calcário.
Segundo o secretário de Trabalho, Renda e Desenvolvimento Econômico de São Lourenço do Oeste, Rubens Mocellin, todas as máquinas ficarão em cessão de uso até o fim do exercício de 2022, podendo ser prorrogado pelo mesmo período. Os equipamentos, diz ele, foram disponibilizados através de emenda parlamentar, com pactuação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e com contrapartida da prefeitura.
O prefeito, Rafael Caleffi, diz que ceder estas máquinas para as associações é fomentar a agricultura local e oportunizar um incremento na renda dos produtores. “Isso gera um maior movimento econômico também no município”, acrescenta o prefeito, ressaltando que todos saem ganhando. Em breve, um novo chamamento público será realizado, pois já estão disponíveis ao município mais dois equipamentos.
Durante a assinatura do acordo de cooperação, estiveram presentes também os secretários de Agricultura, Adilson Sperança, e de Administração e Fazenda, Antonio Cantelmo Neto, além do vice-prefeito, Daniel Hippler.