O governo municipal de São Lourenço do Oeste, através da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, remanejou a coleta do lixo reciclável em algumas regiões da cidade depois de observar a grande demanda de materiais. Com isso, a quarta-feira foi inclusa no mapa da coleta seletiva do lixo.
Gerente de Serviços Urbanos e Meio Ambiente, Diogo Suttili explica que a partir de agora a coleta está sendo feita de segunda-feira a sábado, a partir das 5h. Por isso, o morador pode colocar o lixo reciclável na noite anterior ao dia em que o caminhão passa. “O lixo não deve ser colocado no canteiro central das ruas ou nas calçadas”, lembra Suttili, acrescentando que os materiais devem estar embalados e separados do lixo orgânico.
Além de acrescentar mais um dia da semana, o mapa de coleta teve mais vias centrais adicionadas, conforme ressalta o gerente, já que existe uma demanda muito grande de materiais recicláveis para serem recolhidos. Suttili acredita que desta forma a coleta ficará organizada e terá um resultado mais eficaz. A Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Urbano está entregando comunicados nas residências que tiveram alterações no mapa da coleta, informando aos moradores sobre os novos dias e horários. Em caso de dúvida, o morador pode ligar no telefone (49) 3344-8519 ou ir diretamente à secretaria.
Mapa da coleta
Segunda-feira – bairro São Francisco;
Terça-feira – partes dos bairros Progresso, Centro e Perpétuo Socorro;
Quarta-feira – partes dos bairros Santa Catarina, Cruzeiro e Perpétuo Socorro;
Quinta-feira – partes do Centro e loteamento Luiz Allievi;
Sexta-feira – loteamentos Livi, Wolfarth, Fergutz, Cardoso, Vida Nova e demais locais conforme o mapa;
Sábado – bairro Santa Catarina, área industrial e parte do centro comercial.
– O mapa completo, com todas as ruas, está disponível no site da prefeitura – www.saolourenco.sc.gov.br – no espaço “Cidadão”, no link “Coleta de Lixo”.
O que pode ser coletado?
– Plástico (lave bem os recipientes para que não sobre resto de produtos)
– Vidro (devidamente embalado para não cortar os coletores)
– Metais (latas devem ser amassadas para facilitar o armazenamento)
– Papel (jornais, revistas, cartolinas e papelão, por exemplo)