O Consórcio Intermunicipal de Saúde do Oeste de Santa Catarina (CIS/Amosc), em parceria com a Associação dos Municípios do Noroeste de Santa Catarina (AMNOROESTE) e Hospital da Fundação, realizaram em São Lourenço do Oeste o primeiro Mutirão de Cirurgias de Catarata do Estado de Santa Catarina. A ação aconteceu entre os dias 25 e 27 de julho, integrando os 51 municípios do CIS/Amosc.
O lançamento oficial do Mutirão de Cirurgias de Catarata foi realizado na manhã de quarta-feira (26) de julho, no Hospital da Fundação, reunindo lideranças locais, regionais e estaduais, como prefeitos, vice-prefeitos, secretários municipais de Saúde, gerentes regionais de saúde, presidentes de associações de município e o deputado estadual Mauro De Nadal.
A secretária de Saúde de São Lourenço do Oeste, Vânia Garbin Baldissera, falou em nome de todos os secretários municipais. E explicou que, até o fim do mutirão, mais de 400 pessoas serão beneficiadas e ressaltou que este é um primeiro passo, porque o objetivo é tornar os mutirões rotineiros e ampliar as ações de saúde. Adiantou que na metade de agosto haverá mais um mutirão.
O Dr. Roberto Caciari Filho, dono da Clínica Cristalink, que presta o serviço no mutirão, enalteceu que antes de empresário e médico ele é cidadão, por isso entende a importância dos mutirões, incentivando ainda o aumento desta ação. “As pessoas estão revivendo quando voltam a enxergar”, disse ele. O médico agradeceu o acolhimento de São Lourenço do Oeste e falou que “não podemos desistir do que se acredita”. Ele gostaria de tornar o município um centro de referência na saúde.
Presidente da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (Amosc), a prefeita de Arvoredo, Janete Paravizi, representou a CIS/Amosc no lançamento do mutirão. Defendeu o consórcio, que, segundo ela, tem enfrentado muitas barreiras. Mas, garantiu que todos do CIS/Amosc estão trabalhando muito forte para continuar fazendo o melhor para os municípios.
Município como referência
O prefeito de São Lourenço do Oeste e presidente da AMNOROESTE, Rafael Caleffi, disse que é muito bom receber esse mutirão num dia festivo, lembrando dos 59 anos do município nesta quarta-feira, dia 26 de julho. Contou que quando assumiu o governo municipal sentiu a dificuldade que é a área da saúde, contudo viu que era preciso aumentar as ações neste setor. “Por isso, reconheço a parceria dos municípios que estão participando do primeiro Mutirão de Cirurgias de Catarata do Estado”, acrescentou.
Caleffi agradeceu o Dr. Roberto e a sua equipe pela dedicação. Com a presença do deputado estadual Mauro De Nadal, aproveitou para deixar um recado ao Estado. “Precisamos de ajuda na área da saúde, para aplicar nas pessoas, as que mais precisam”, disse. Para Caleffi, o compromisso é de fazer mais cirurgias e mais mutirões como o que aconteceu esta semana.
A AMNOROESTE, estará nos próximos dias realizando reuniões com outros consórcios intermunicipais de saúde, de outras regiões do estado de Santa Catarina, para com isso abranger mais usuários que aguardam há muitos anos para realizar os procedimentos de cirurgia de catarata, destacando que, a segunda etapa de mutirão já está marcada e acontecerá de 17 a 19 de agosto corrente. E pretendemos zerar as filas dos municípios, que a longa data esperam por uma solução do procedimento de cirurgia de catarata.