Uma parceria entre o governo municipal de São Lourenço do Oeste e a Unochapecó prevê uma especialização para gestores municipais da região Noroeste. A iniciativa foi da universidade e teve aceitação imediata da Secretaria de Educação do município.
De acordo com o secretário de Educação, Alex Tardetti, a proposta é a de que cada prefeitura custeie a formação para os seus profissionais, podendo participar secretários, diretores, gerentes e demais gestores que trabalham com educação. Tardetti diz que a duração da especialização será de um ano e seis meses.
O secretário, que é também coordenador do colegiado de Educação da Associação de Municípios do Noroeste de Santa Catarina (AMNoroeste), explica que a proposta será levada aos municípios associados. “A grade da especialização é voltada para a gestão das unidades escolares, bem como de lidar com recursos financeiros e humanos. Ou seja, gerir órgãos públicos com maior eficiência”, enaltece o secretário, explicando o porquê esta formação é importante para toda a região.
A previsão de início da especialização é o segundo semestre desse ano. Caso todos os municípios da região aceitem participar, serão abertas até 40 vagas. Recentemente, o prefeito, Rafael Caleffi, recebeu o secretário Tardetti juntamente com o diretor do campus da Unochapecó em São Lourenço do Oeste, Haroldo Farinon, a professora Neli Bastezini Kronbauer, e a coordenadora do setor de pós-graduação, Rita Pasa.