As Conferências Estadual e Nacional de Saúde das Mulheres já têm previsão de datas para acontecer. Em Santa Catarina deve ocorrer nos dias 13 e 14 de junho de 2017, em Florianópolis. Já a 2ª CNSMu com o tema Saúde das Mulheres: desafios para a integralidade com equidade, realizada pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS), acontecerá nos dias 1º a 4 de agosto de 2017. Antes delas, devem ser realizadas as etapas Municipais, Regionais e/ou Macrorregionais até o dia 20 de maio – último prazo para o envio das propostas e eleição de delegados.
De acordo com a assessora na área da saúde da Federação Catarinense de Municípios – FECAM, Janice Merigo, é importante que os municípios não percam o prazo para realização das conferências. “O momento da Conferência é fundamental para refletir sobre a saúde da mulher e pensar ações de prevenção e proteção”, destaca. Janice se coloca à disposição para orientar sobre a convocação, regimento interno e realização dos encontros.
O número de delegados a serem eleitos nas etapas Municipal, Regional ou Macrorregional, seguem os critérios populacionais de representatividade (IBGE, 2014), assim organizados: Municípios com até 50.000 mil hab. – 04 delegadas(os); de 50.001 a 200 mil hab. – 08 delegadas(os); acima de 200.000 mil hab. – 12 delegadas(os).
Mais informações e materiais orientativos no site da Secretaria de Estado da Saúde