O Núcleo de Atendimento a Criança e ao Adolescente (NACA) realizou na noite de ontem, quinta-feira (16), uma exposição de desenhos alusivos à exploração da mão de obra infantil. A ação teve como princípio chamar atenção para esse tipo de atividade ilícita na cadeia produtiva.
No decorrer das últimas semanas, os alunos criaram mais de 100 desenhos e foram classificados e premiados 30 desenhos divididos em duas categorias. Infantil de 6 a 9 anos e infanto-juvenil de 10 a 15 anos. O concurso criado em alusão ao dia 12 de junho – Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil – propiciou as crianças e adolescentes a oportunidade de expressar toda sua criatividade através dos desenhos.
O prefeito Geraldino Cardoso que participou da premiação e da exposição destacou a importância de inserir a criança e o adolescente nos programas sociais oferecidos pela administração. “Lugar de criança é na escola, ou fazendo alguma atividade para melhorar a sua capacidade, como em oficinas culturais, escolinhas esportivas e outros, não no trabalho”, disse o prefeito.
“Os trabalhos de conscientização expostos no NACA mostraram a importância de do combate às práticas que prejudicam o desenvolvimento de crianças e adolescentes que ainda não possuem idade para ingressarem no mercado de trabalho”, enfatizou a coordenadora do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), Saiara de Oliveira.
Classificação dos desenhos:
Categoria infantil – 6 a 9 anos
1º lugar – Giovana Eliane da Silva Fedrigo
2º lugar – Hellen Fernanda Franco Olibone.
3º lugar – Bianca Aparecida Rocha dos Santos
Categoria infanto-juvenil -10 a 15 anos
1º lugar – Carlos Augusto das Chagas
2º lugar – Maria Eduarda Santos
3º lugar – Daniela Rocha dos Santos