A Rede Colaborativa do Sistema de Indicadores de Desenvolvimento Municipal Sustentável – Rede SIDEMS ganha o apoio de mais uma entidade. A Federação dos Trabalhadores na Agricultura – FETAESC é a 55ª entidade a integrar a Rede.
A reunião que selou a entrada da FETAESC no projeto, idealizado pela Federação Catarinense dos Municípios – FECAM, foi realizada na sede da FETAESC, nesta quarta-feira (30), com a participação do diretor de Articulação da FECAM, Celso Vedana, o coordenador de Desenvolvimento Regional da entidade, Emserson Souto e os diretores da FETAESC, José Walter Dresch, Adriano Gelsleuchter, Agnes Weiwanko e Valdeci de Andrada Pereira.
“Queremos assim é ampliar a parceria entre as duas entidades em prol do desenvolvimento sustentável, da valorização da agricultura familiar no estado e da melhoria da qualidade de vida do agricultor”, explica o coordenador de Desenvolvimento Regional da FECAM.
Rede SiDEMS – O objetivo da rede é o de fortalecer o SIDEMS articulando a participação das instituições na produção, crítica e análise de dados indicadores relativos ao desenvolvimento sustentável dos municípios. A Rede busca unir os esforços das entidades para trabalhar em um projeto em conjunto.
SIDEMS – O sistema é um auxiliar dos gestores e instituições para transportar os municípios e regiões catarinenses a patamares mais elevados de desenvolvimento. O sistema tem como base quatro dimensões da sustentabilidade: político-institucional, ambiental, econômico e sociocultural. Além dessas dimensões o IDMS é composto por nove subdimensões: educação, saúde, cultura, habitação, economia e renda, meio ambiente, participação social, gestão pública e finanças. No total são 4 dimensões, 9 subdimensões, 30 indicadores e 62 variáveis. As informações podem ser acessadas em indicadores.fecam.org.br