Cerca de 300 gestores e técnicos que atum nos Serviços de Acolhimento Institucional e Familiar por todo o espaço, famílias acolhedoras, técnicos do Judiciário e Ministério Púbico estão reunidos, participam nesta quinta-feira (03), em Florianópolis, do 1º. Seminário Estadual de Acolhimento Institucional e Familiar, promovido Pela Federação Catarinense de Municípios – FECAM e pelas Associações de Municípios de Santa Catarina. O evento, que segue até sexta-feira (04), tem o objetivo de aprofundar o conhecimento acerca dos serviços de acolhimento institucional e familiar em Santa Catarina, garantindo seu reordenamento e efetiva qualidade nos serviços prestado.
A presidente da FECAM e prefeita de São Cristóvão do Sul, Sisi Blind, participou dos trabalhos do 1º. Dia do evento e destacou a importância de ressaltar o tema em todas as suas nuances. “Este é um trabalho de lançar sementes e construir pontes para suprir a necessidade das pessoas. É um tema extremamente delicado e necessário. A FECAM tem um tremendo trabalho de mostrar o que é, como funciona e qual a estrutura do Sistema único de Assistência Social – SUAS, conversar é fundamental para formarmos os profissionais”, comenta. “Essa é uma política daqueles que não tem voz. Fóruns como este que está acontecendo agora permite que estas pessoas possam ser ouvidas”, disse também a secretária adjunta de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação, Régia Panceri.
Durante os dois dias o grupo debate sobre o SUAS com ênfase para os serviços de acolhimento para crianças e adolescentes; a regionalização dos Serviços de Alta Completxidade para atendimento de Crianças e Adolescentes; projetos Político Pedagógico e o papel do voluntariado no Serviço de Acolhimento; Plano Individual de Atendimento e Apadrinhamento Afetivo; articulação dos Serviços de Acolhimento com a rede Intersetorial e com Sistema de garantia de Direitos, entre outros assuntos.
O Seminário conta com o apoio do Colegiado de Gestores Municipais de Assistência Social – Coegemas e Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho e Habitação. A realização é da Escola de Gestão Pública Municipal.