O presidente da Federação Catarinense de Municípios (FECAM) e prefeito de Chapecó, José Caramori, participou, nesta manhã de quarta-feira (02), da assinatura de contratos entre o Governo do Estado e 26 prefeituras de Santa Catarina por meio do Badesc Cidades. Juntos os contratos somam R$ 48,5 milhões que serão aplicados na pavimentação de ruas, realização de obras de infraestrutura e na aquisição de equipamentos.
Em discurso, o governado do Estado, Raimundo Colombo, destacou que o Badesc Cidades foi se aperfeiçoando ao longo dos anos e é um ponto importante e fundamental no desenvolvimento das ações dos municípios. “Damos a condição para as prefeituras fazerem obras de maior complexidade, já que com a receita mensal os prefeitos não conseguem. Esse dinheiro faz parte de um fundo que não volta para o governo e que permite a realização de obras que vão melhorar muito a infraestrutura das cidades, gerando um resultado imediato”, disse.
“Com a crise que o Brasil vive, Santa Catarina tem uma boa situação justamente por ter programas como esse. São parcerias que dão certo e geram muitas oportunidades”, observou o vice-governador, Eduardo Pinho Moreira.
A prefeita de Bombinhas, Ana Paula da Silva, falou em nome dos prefeitos e destacou a importância dos recursos. “Nós, prefeitos, somos gratos pelos recursos, pois não teríamos condições de executar as obras ou comprar os equipamentos. Com certeza, os investimentos trarão muito mais conforto e qualidade de vida para os catarinenses”, disse.
Dentre as ações autorizadas com as assinaturas dos contratos, estão a pavimentação de vias, aquisição de máquinas e equipamentos, obras de infraestrutura e construção de creche. “São recursos importantes para os municípios, que podem efetivar ações para a melhoria da qualidade de vida da população catarinense, além de estimular a economia de cada região, cumprindo o papel essencial do Badesc”, afirmou o presidente da Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina (Badesc), Olívio Rocha.
O presidente da Federação Catarinense dos Municípios (Fecam), José Caramori, salientou que não há recursos oriundos do caixa local para as prefeituras fazerem investimentos nas cidades. “O Governo do Estado, incentivando pelo Badesc, possibilitam o repasse de recursos para que os municípios possam investir, e isso precisa ser reconhecido e valorizado. É uma ação imprescindível para que as cidades catarinenses, mesmo em época de crise, continuem fazendo investimentos”.
Badesc Cidades – É uma linha de crédito que financia até 100% do valor de projetos ligados a turismo, desenvolvimento institucional, empreendimentos comunitários, equipamentos comunitários, infraestrutura de habitação, saneamento básico (água e esgoto), saúde, saneamento, sistema viário e transporte escolar. Por meio dele, cada município, com base no que arrecada, pode obter financiamentos com um ano de carência e três anos para amortização.
O Municípios que assinaram contratos nesta quarta-feira foram:
Arvoredo – Bombinhas – Caibi – Canoinhas – Corupá – Ermo – Erval Velho – Ibirama – Iomerê – Ipirá – Itapema – Major Vieira – Modelo – Monte Carlo – Monte Castelo – Passos Maia – Paulo Lopes – Rio do Sul – Rio Negrinho – Santa Helena – São João do Sul – São José – São Martinho – São Miguel da Boa Vista – Seara – Treze de Maio.