Mais de 170 homens participaram da campanha voltada para o público masculino, com o intuito de combater o câncer de próstata, que foi realizado nesta última sexta-feira (13), no pavilhão comunitário. A ação simboliza a luta contra o câncer de próstata, chamando a atenção dos homens para os riscos da doença.
O palestrante foi o médico especialista em urologia Dr. Júlio Antônio Zawadzki que falou sobre o câncer de próstata. Estava no evento o Prefeito em exercício Jones Maraschin, Prefeito Dirceu Favretto, Secretária Municipal de Saúde Fabiane Buratto e os profissionais da Secretaria de Saúde, o evento teve como objetivo promover a saúde do homem, tentando quebrar o preconceito que existe contra o exame que detecta o câncer de próstata e que faz com que a incidência da doença seja alta.
A Secretária Fabiane, reforçou a importância da realização de exames preventivos. “Essa campanha tem o objetivo de tratar da saúde do homem. Os homens precisam perder o medo e acabar com o preconceito, pois quanto mais cedo se descobre a doença, menor é o caminho para a cura, por meio do tratamento. Por isso, é importante todo homem fazer sua prevenção através de exames como PSA e ultrassom. Prevenir é fazer a nossa parte para viver com mais saúde”, disse.
Ao final do evento foi sorteado brindes para os participantes, foi servido um coquetel e teve música ao vivo, a Secretaria Municipal de Saúde agredisse a todos que participaram e ajudaram.
Prevenção
O exame de próstata chamado de toque retal e o PSA (Antígeno Prostático Específico), que é feito no sangue, são de fundamental importância para a saúde do homem, por isso os exames preventivos são importantes; quanto mais cedo for detectado o problema, mais chances de cura, já que alguns tumores podem crescer de forma silenciosa, espalhando-se para outros órgãos podendo levar à morte.