A Secretaria Municipal de Saúde, juntamente com o setor de nutrição, está realizando a Campanha de Suplementação da Vitamina A para todas as crianças de 6 a 59 meses de idade.
O Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A consiste na suplementação profilática medicamentosa para crianças por não atingir, pela alimentação, a quantidade diária necessária para prevenir a deficiência dessa vitamina no organismo.
O corpo humano não pode fabricar vitamina A, portanto, toda a vitamina A de que necessitamos deve vir dos alimentos. O corpo pode armazenar vitamina A no fígado, garantindo uma reserva, que será utilizada na medida de sua necessidade. Se essa reserva está reduzida e não ingerimos alimentos que contêm vitamina A suficiente para satisfazer as necessidades nutricionais do nosso corpo, ocorre a deficiência. A deficiência de vitamina A pode se manifestar com alterações oculares, diarreias frequentes e problemas imunológicos.
A reserva adequada de vitamina a em crianças auxilia na redução em 24% da mortalidade infantil e 28% da mortalidade por diarreia evita também problemas de visão na idade escolar.
A Campanha esta sendo realizada nos meses de setembro e outubro.
É importante reforçar o registro da data e da dose de vitamina A administrada na Caderneta de Saúde da Criança, onde existe espaço para registro da data de doses administradas e do retorno da criança.