Prefeitos e gestores públicos dos três estados do sul do Brasil estarão reunidos na próxima terça e quarta-feira (13 e 14), na Associação Catarinense de Medicina – ACM, em Florianópolis, para uma Mobilização Municipalista da região Sul. O objetivo é trazer à luz a realidade vivida hoje pelos Municípios com a crise financeira instalada no país e os motivos que levam diversas prefeituras a apertarem o cinto e ajustarem as contas.
A Mobilização ocorrerá em conjunto com o Diálogo Municipalista, promovido pela Confederação Nacional dos Municípios – CNM, em parceria com a Federação Catarinense de Municípios – FECAM, Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul – FAMURS e Associação dos Municípios do Paraná – AMP.
Durante o evento, os municipalistas apresentarão o pacote de proposições entregue ao Congresso Nacional durante a XVIII Marcha de Prefeitos a Brasília, em maio, para a reforma do Pacto Federativo. O documento traz possibilidades de divisão do bolo tributário de forma mais justa e igualitária para garantir recursos aos Municípios.
Compromisso dos Entes Federados quanto ao financiamento da saúde, desafios da gestão municipal da educação, Lei de Responsabilidade Fiscal, incremento das receitas são outros temas que serão debatidos nestes dois dias. O Diálogo Municipalista está ocorrendo em cinco diferentes regiões do país e na região Sul será na capital catarinense.
A abertura está marcada para as 10 horas, logo após Coletiva de Imprensa com o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, e os presidentes das três Federações do Sul: José Caramori (FECAM), Luiz Carlos Folador (FAMURS) e Marcel Henrique Micheletto (AMP).
Mais informações sobre o Diálogo Municipalista aqui.