O Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável realizou no dia 28 de agosto uma Assembleia ordinária para deliberar sobre vários assuntos relacionados à agricultura lourenciana destacando principalmente sobre a Lei de incentivos que permite a realização de trabalhos e melhorias nas propriedades rurais Com uso do programa Horas Máquinas.
O presidente do conselho e Secretário de Agricultura Josemar Marcos Bett, destacou a importância do conselho que discute e promove as politicas públicas para agricultura de SLO e falou das ações que a prefeitura está desenvolvendo, para melhorar a agricultura como o cascalhamento com britagem nas estradas rurais do município e o programa de horas máquinas que está melhorando a vida do homem do campo com investimentos de R$ 1 milhão em parceria com os agricultores produtores rurais, ressaltando a importância da agricultura familiar na produção de alimentos e na economia do município.
O Prefeito Geraldino Cardoso também comentou sobre a reunião e agradeceu os lideres que compõe o conselho, parabenizando pelo tempo disponível nas discussões das melhorias para a nossa agricultura.
Na oportunidade, foi levantada também, a discussão sobre o problema da tuberculose e brucelose, doenças que se manifestam em animais, causando prejuízos a produção de leite e que está deixando os produtores em estado de alerta. Essas zoonoses atingem animais e humanos, portanto, os conselheiros sugeriram a realização de uma campanha de certificação das propriedades visando a erradicação dessas doenças no município.
Para finalizar o presidente Josemar Marcos Bett enalteceu a importância da participação dos lideres comunitários, que colaboram na criação de programas que atendam a vontade dos agricultores lourencianos.